w Exames de análises clínicas auxiliam o diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes

11/03/2016 às 17:46:54  

Exames de análises clínicas auxiliam o diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes


Autor: Hermes Pardini
As doenças autoimunes são um tipo de desordem imunológica em que o organismo não reconhece os antígenos dos tecidos ou substâncias do próprio organismo e os ataca, ou seja, produz anticorpos que agem contra o próprio indivíduo. Lúpus, esclerose múltipla, artrite reumatóide e psoríase são alguns exemplos de doenças autoimunes.

 

Sua origem pode ser relacionada a fatores externos (ambientais), fatores do próprio organismo, como predisposição genética, alterações nos níveis hormonais, baixo controle imuno-regulatório e desequilíbrio das células do sistema imunológico.

 

Sabe-se que existem muitas doenças autoimunes e não se pode precisar um número exato, sendo que cada uma possui sintomas específicos e atacam órgãos e tecidos distintos. O tratamento dessas doenças baseia-se na inibição do sistema imunológico por meio da administração de drogas imunossupressoras, corticóides e suplementos para repor um hormônio ou vitamina deficiente no organismo.

 

O diagnóstico das doenças autoimunes é feito a partir do quadro clínico que o paciente apresenta e por meio de exames laboratoriais em que são pesquisados autoanticorpos. O reumatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Ari Halpern, explica que cada doença autoimune tem seu diagnóstico feito de forma distinta. ?Na maioria das vezes o diagnóstico depende do exame físico e da anamnese (entrevista do médico com o paciente para detectar os fatos que se relacionam a doença e à pessoa doente)?. De acordo com Dr. Ari, o laboratório pode ser bastante útil como parte do diagnóstico ou na avaliação prognóstica de algumas doenças autoimunes, mas sempre em conjunto com avaliação do quadro clínico. ?Com o aprimoramento das técnicas e com estudos clínicos, surgem exames com melhor sensibilidade e/ou especificidade para cada doença?, diz.

 

Pesquisas relatam que as doenças autoimunes aumentaram nos últimos 40 anos e o aprimoramento dos exames nos laboratórios de análises clínicas contribuiu para que essas doenças fossem diagnosticadas com mais precisão. A constante evolução técnico-científica do setor laboratorial, inclusive na área imunológica, permite o desenvolvimento de técnicas mais sensíveis e específicas que aumentaram as possibilidades de se estabelecer o diagnóstico dessas patologias.

 

Exames laboratoriais, como: testes de anticorpos antinucleares FAN (fator anti-núcleo); testes de pesquisa de autoanticorpos; teste de Coombs; hemograma completo; proteína C-reativa (PCR); taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR); e outros testes imunoenzimáticos e de imunofluorescência são exemplos de exames essenciais para o diagnóstico de doenças autoimunes e que orientarão os médicos na decisão de qual o melhor tratamento a ser seguido pelos pacientes.


X

  Compartilhar esta publicação por e-mail


Seu Nome: 


Compartilhar por e-mail com:

E-mail: 


Assunto:

JLBarbosa: Exames de análises clínicas auxiliam o diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes

A mensagem será enviada como link com o título da publicação: