
09/06/2016 às 14:27:34
A asma não escolhe idade: pode atingir crianças e adultos.
Autor: Ministério da Saúde

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a Asma é um problema que, além de atingir as crianças, atinge muitas pessoas em idade adulta.
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.
A Asma atinge 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos, segundo Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. As mulheres são as mais acometidas pela doença. A PNS é o primeiro estudo que monitora a doença em adultos no país. A ocorrência acentuada entre as mulheres é explicada pelo fato delas procurarem com mais frequência os serviços de saúde, possibilitando o diagnóstico.
Ninguém sabe exatamente o que provoca asma, uma vez que cada pessoa apresenta uma sensibilidade a gatilhos diferentes. Dessa forma, é importante entender o que causa seus ataques de asma e tentar reduzir a exposição a esses agentes ou buscar tratamentos mais adequados.
A Asma é classificada em quatro categorias: grau 1, grau 2, grau 3 e grau 4. Indo do mais leve ao mais grave. A maioria das pessoas com asma fica longos períodos sem sintomas, intervalados com as crises quando expostos a algum agente. No entanto, algumas pessoas têm a deficiência respiratória quase que cronicamente, com alguns episódios mais graves em determinados períodos. Os ataques de asma podem durar minutos a dias e podem se tornar perigosos se o fluxo de ar estiver muito restrito.
Embora não exista cura para a asma, é possível controlar a frequência e intensidade dos sintomas. A primeira medida é evitar a exposição aos fatores desencadeantes. Entre adultos destacam-se o fumo e a exposição a produtos irritantes, como pólen, mofo, ácaros, fumaça de cigarro, poluentes do ar, gases químicos, inseticidas, poeiras e até determinados alimentos, (leite e os ovos).
Além disso, resfriados e gripes, o estresse emocional e a prática de exercícios vigorosos podem agravar os sintomas. Instalada a crise, pacientes adultos (e, se crianças, seus pais) podem entrar em pânico, o que agrava o problema.
Evite o pânico na hora da crise e siga corretamente as orientações do seu médico. A Asma pode matar.
