w Precisamos falar sobre o colesterol:

26/10/2016 às 16:50:38  

Precisamos falar sobre o colesterol:


Autor: Fonte: Grupo Pasteur

O colesterol é uma substância extremamente necessária para o nosso organismo. Entre suas principais funções estão a constituição da membrana das células; o revestimento das estruturas intracelulares; a atuação na fabricação de hormônios e a participação da composição da vitamina D (essencial para os ossos e para o crescimento).


 


O colesterol, embora tenha estrutura de álcool complexo, comporta-se como gordura e não se dilui no sangue. Para se movimentar dentro do organismo, ele é carregado pelas lipoproteínas. Enquanto o LDL leva a substância do fígado para as demais partes do corpo, o HDL trata de eliminar o excesso. Por isso, o primeiro é chamado de colesterol ruim e o segundo, de colesterol bom.


Cerca de 75% do colesterol é produzido em nosso próprio fígado. O restante é ingerido pela nossa alimentação. Alimentos como carnes vermelhas gordas, queijos gordurosos, miúdos, frutos do mar, ovos, embutidos (salame, salsicha, presunto e mortadela), banhas, torresmo, toucinho defumado, massas folhadas e doces recheados são os mais ricos em colesterol.


Existem ainda outros fatores de risco para os distúrbios da quantidade de colesterol no organismo, tais como predisposição genética, fumo, estresse, sedentarismo, obesidade, idade avançada, hipertensão arterial, diabetes, histórico de doença cardiovascular precoce em parentes de primeiro grau ou outras doenças crônicas.


As principais complicações dos níveis de colesterol alterados são a aterosclerose, que consiste no endurecimento dos vasos sanguíneos pelo acúmulo de gordura, e o infarto do miocárdio. Entretanto, os sintomas só costumam aparecer quando o problema já é grave. Por isso, toda pessoa com mais de 20 anos deveria realizar exames de colesterol a cada 5 anos. E aqueles incluídos no grupo de risco devem ter ainda mais cuidado.


Hábitos alimentares saudáveis, prática de exercícios regulares e o controle de outras doenças (como diabetes e pressão alta) ajudam a controlar os níveis de colesterol. Além disso, nunca se esqueça de procurar seu médico após a realização dos exames. Somente ele poderá fazer a interpretação correta do resultado e, se necessário, solicitar outros exames ou encaminhar o tratamento adequado.



X

  Compartilhar esta publicação por e-mail


Seu Nome: 


Compartilhar por e-mail com:

E-mail: 


Assunto:

JLBarbosa: Precisamos falar sobre o colesterol:

A mensagem será enviada como link com o título da publicação:

Seu nome compartilhou esta publicação do JLBarbosa com você:

JLBarbosa: Precisamos falar sobre o colesterol: